Citroën – O video case mais fail do ano.

Uma ação no Instagram, 26 milhões de usuários atingidos.
Sucesso? Não, apenas um errinho na conta.

A Citroen criou uma ação envolvendo o app Instagram, onde a ação baseava-se em um seeding(isso mesmo um seeding) na rede social.
Para divulgar a câmera de ré do novo C4 Lounge, faziam a identificação de photobombs em fotos de celebridades e influenciadores, lá eles postavam um comentário com algo do tipo: “Evite imprevistos. Conheço o novo Citroën C4 Lounge com câmera de ré”.

Até aí já estava bem #FAIL, mas não contentes, acharam a ação genial e criaram um vídeo case onde mensuravam os resultados da ação intitulada como GUERRILHA!
Um vídeo case para a inscrição em Cannes, isso mesmo Cannes.

Não entendeu até agora?
Então vamos a melhor explicação que encontrei, ela foi dada pela Marina Bonafé, especialista em mídias sociais.

“Existem hoje 200 mi de usuários ativos no mundo, sendo o Brasil responsável por 5,6%, que equivale aproximadamente 11 mi. Ou seja, o case impactou não só usuários daqui como também de outros países uau a rede mundial de computadores é mesmo fantástica!!!

A ação consistia no seguinte: ao encontrar photobombs (lembra aquela foto famosa da menina tirando selfie no espelho e aí aparece a tia dela sentada no vaso atrás? Isso é uma photobomb) engraçadinhas em perfis de celebridades brasileiras (Roberto Justus, Luciano Huck etc), um perfil interagia falando sobre a nova feature do carro X com uma câmera traseira que evita esse tipo de surpresa acidentes etc .

Até ai, ok.

Até que sai a matéria falando do impacto de 26 mi de usuários. Como isso foi calculado? A soma dos seguidores dos perfis que tiveram comentários. Ou seja, se o Luciano Huck tem 1,3mi de seguidores no instagram, então o meu comentário na foto dele impactou 1,3mi de seguidores no Instagram.

SÓ QUE NÃO.

Primeiro que Instagram não é que nem Facebook que quando você comenta em um post aparece na timeline das pessoas que já comentaram aquele post.

Ah mas o instagram mostra quando seus amigos curtem uma foto ou segue alguma pessoa nova” sim, mas não quando comenta. E o perfil da ação tem 4 seguidores, o que significa que ainda que ele curtisse a foto de uma celebridade ele impactaria no máximo 4 pessoas que se por acaso clicassem em “news” na aba do Instagram (quem clica lá? risos) veria que ele curtiu a foto.

Como se não bastasse, publicam um vídeo-case mostrando o SUCESSO e o alcance de todas essas pessoas (imaginárias) e no próprio vídeo eles editaram a quantidade de likes das fotos pra 1945, já que a quantidade real era 0 (ainda dá tempo de conferir no perfil)”

Viu como a ação foi genial? Nem eu.

Veja o vídeo case.


Eai, o que achou?

@MikeBigode.

Anúncios

Sobre MikeBigode

Publicitário, Social Media, Rockeiro, Fundador e editor-chefe do Publicitário Pobre! "Follow me and break rules!" ~ @MikeBigode ~

Um pensamento sobre “Citroën – O video case mais fail do ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s