Afinal, quem é Quentin Tarantino?

Jules

“Say what again! I dare you, i double dare you mother Fuck*@#$”. Say what one more goddamn time!”

O diretor/roteirista/produtor de cinema Quentin Jerome Tarantino é nada mais, nada menos do que o ícone da nova (naquelas) geração de cineastas megalomaníacos, que estrelam o quadro de melhores diretores de todos os tempos.

Mas quem é realmente “Quentin Tarantino” ? O que ele come? Onde vive? Como se reproduz?

Essas e outras questões, serão respondidas nesse post. Mas se você não gosta de Quentin Tarantino, peço que vá lavar um banheiro, uma louça ou até mesmo estudar a Aritmética do Professor  Girafales.

Quentin-Tarantino

Natural do Estado do Tennessee, Quentin Tarantino era um garoto apaixonado por filmes de Kung Fu e suas exageradas cenas de lutas voadoras, filmes Western, como aqueles que o Clint Eastwood protagonizava nas telinhas de filmes de faroeste, e outros estilos das décadas de 60/ 70/80.

Por possuir esse “refinado” gosto cinematográfico, Quentin, que era apenas um atendente de uma locadora de filmes, resolveu escrever seus próprios roteiros, que logo seriam comprados por cineastas famosos, que segundo a ótica do próprio Quentin “ficaram muito ruins” nas telas do cinema. Porém, convenhamos que a venda do roteiro dos filmes: Amor à Queima Roupa e Assassinos por Natureza”, deu a chance que ele precisava, para poder emplacar um dos filmes mais famosos da década de 90: Cães de aluguel.

Caes-de-aluguel-02

*Na minha opinião, um dos melhores filmes*

Após o grande sucesso de Cães de Aluguel, Quentin iniciou uma teoria conspiracionária, que ao final desse texto, eu explicarei melhor.

Quentin ficou mais familiarizado com o poder da exposição que as telonas poderiam proporcionar, então, como ele não é bobo nem nada, já embalou as gravações de mais um filme que marcou uma gerações e mudou a cena cinematográfica: Pulp Fiction.

pulp-fiction (1)

Você provavelmente já fez a “dancinha” do John Travolta e da Uma Thurman, em uma festa de casamento daquela sua tia que estava encalhada a mais de 40 anos e que provavelmente nem sua família botava mais fé nela.

Qual “dancinha” eu me refiro? Essa aqui:

Um ano após o sucesso de Pulp Fiction, o filme Four Rooms (Grande Hotel), que não é um dos mais conhecidos, porém, ainda sim, é um grande marco na carreira de filmes de Quentin Tarantino. Onde a história discorre sobre 4 histórias em um mesmo filme, dirigidas por 4 diferentes diretores, sobre 4 perspectivas diferentes porém estrelados por mesmo ator: Marc Lawrence , que interpreta um “bellhop” muito desajeitado e engraçado.

four_rooms

Anos se passaram e Quentin estava numa zona de sono profundo, apenas atuando, escrevendo e as vezes, produzindo algo aqui, algo ali, mas nada muito sério, como “Um drinque no inferno”, no qual ele mesmo era um dos principais atores.

from-dusk-till-dawn-03

No ano seguinte, ele resolveu trabalhar de verdade e dirigir um filme em homenagem a uma das rainhas do Blaxploitation: Foxy Brown  (Pam Grier) . Onde em Jackie Brown, Quentin conta a história de uma aeromoça de uma pequena empresa aérea, que contrabandeava dinheiro, para o traficante de armas Ordell Robbie (Samuel L. Jackson).

jackie-brown-1-1024E se até agora você não reconheceu nenhum filme, relaxe, porque o próximo você já assobiou muito por ai.

Kill Bill vl.1 e Kill Bill vl.2, são marcos históricos do cinema. Incontestavelmente são filmes de grande sucesso e repercussão entre todas as tribos desse Brasil meu Brasil Brasileiro.

No 1º volume, temos a explicita declaração de amor de Quentin Tarantino aos filmes Chineses, cheios de cabos “invisíveis” e Jet Lees voando de uma parede para outra. Tudo isso, regado a muitoooo sangue.

uma thurman - kill bill copy

E no 2º volume, mais focado nos filmes Western, eu diria:

Kill.Bill.Vol.2 copy

Apesar de roterizar seu proximo filme, nosso garoto prodígio matou mais uma vontade de infância: Transformar quadrinhos em um filme!

Em Sin City, Quentin Tarantino deixa sua marca no mundo dos quadrinhos, homenagiando com muito louvor todos os fãs mais árduos da revista Dark Horse Presents.

Sua fotografia inovadora criou um seguimento diferenciado no mercado do cinema internacional.

7680_gorod-grexov_or_sin-city_1280x1024_(www.GdeFon.ru)

Arregaçando novamente as mangas, Quentin despachou mais um filme bem conhecido pelo público Cult: Death Proof, que em geral, traz escrachadamente o fetiche por pés de Quentin Tarantino.

Death-Proof-284

2009 foi um ano de glórias, afinal, Bastardos Inglórios, é um dos filmes mais premiados de Quentin Tarantino. Claro, quem ganhou a maioria dos prêmios foi o ator  Christoph Waltzque foi brilhante em sua interpretação. Brad Pitt também foi um mestre da personalidade em atuação, mas os bobos do Oscar não gostaram do sotaque FODALHÃO que ele utilizou nas filmagens.

bastardos-inglorios06g

Djannnngoooooo…

É assim que vem na minha cabeça a música tema do filme.

Esse filme é incrível, sem mais. Só isso mesmo. Se você ainda não viu, corre lá na loja que tem aquele “carinha gente boa” que vende DVDs a 3 Dilma$ e manda vê, porque esse vale a pena.

Django-Livre_001

E esse foi um mini resumo da Cinegrafia de Quentin Tarantino.

“Cade os outros filmes? Seu poser!”

Calma, Calma, Jovem Padauã, eu sei que existem outros filmes, porém apenas listei os filmes básicos do grande mestre Quentin Tarantino.

Se você quiser se aprofundar, existem muitos outros filmes que ele participou, seja no roteiro, atuação ou direção. Segue alguns nomes pra você procurar no GOOGLE:

“Eles matam nós limpamos”

“My Best Friend’s Birthday”

“It’s Pat””

“Past Midnight”

Ahhhhh e lembra que eu comentei sobre o início do texto, sobre uma ação consipiracionária que o Quentin Tarantino criou? Então se prepara, porque tua vida vai mudar! Assista esse vídeo feito pelo Selton Mello e pelo Seu Jorge. Tua cabeça vai pirar e vai fazer você amar ainda mais nosso querido diretor:

E como prometido, ficou faltando apenas falar “O que ele come?” e respondendo essa pergunta, lhes digo:

Existe um restaurante aqui em São Paulo, chamado “Big Kahuna Burger”, que foi totalmente baseado em todos os filmes do Quentin Tarantino, mas principalmente no Pulp Fiction. E lá é um lugar super legal, super descolado e totalmente voltado para fãs do Quentin.

Quem tiver curiosidade, acessa o site dos caras e vai lá dar uma conferida:  Big kahuna Burger

big

Se alguém tiver mais informações ou curiosidades, deixa um comentário aqui no site.

“Acho que esse foi meu melhor trabalho” Bastardos Inglórios.

@dennissilveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s