Jesus Cristo Super”criticado”star no Brasil

 

Jesus Cristo Superstar é um espetáculo que tem conquistado pessoas há 43 anos. A forma contemporânea que aborda o evangelho tem esclarecido os fieis e infiéis bem mais que as missas e os cultos das igrejas Cristãs por todo o mundo. Aqui no Brasil por se tratar de um País bastante “conservador”, o musical tem recebido criticas de movimentos pertencentes à igreja católica.

Para quem ainda não assistiu o musical, ele passa a mensagem, segundo a bíblia, que Jesus é o filho de Deus e veio a terra para salvar todos os pecadores incluindo até quem não acredita nEle. Nós também sabemos que a historia do “Salvador” não é tão bem interpretado pelas igrejas cristãs dominantes. E, contudo isso, a Associação Devotos de Fátima colocou na internet petição defendendo o cancelamento do financiamento da peça com recursos públicos. Também disse que “não é lícito ao Estado laico violentar barbaramente a fé de milhões de pessoas, promovendo, com o dinheiro dos contribuintes, o evento blasfemo que ocorrerá no dia 14 de março, com o lançamento da ópera-rock ‘Jesus Cristo Superstar’”.

Entendo que haja um mal estar quanto à forma abordada pelo musical, mas quando movimentos tratam de questionar a índole de determinado espetáculo por ser financiado por projetos do Governo acusando o de violência Barbara perante um Estado laico, você se pergunta sobre os feriados de Páscoa, Corpus Christ e tantos outros “Dias de Sãos”…

Quando se trata de um Estado Laico isso não exprime o Estado de ter participação em qualquer movimento de cunho religioso, mas o laicismo zela pela conservação do direito de todos.

 No artigo 5º da Constituição Brasileira (1988) está escrito:

“VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;”

Por tanto um Estado laico defende a liberdade religiosa a todos os seus cidadãos e não permite a interferência de correntes religiosas em matérias sociopolíticas e culturais.

Os mesmo movimentos que hoje tentam opinar negativamente e bloquear formas de expressão, como o ótimo espetáculo Jesus Cristo Superstar, são os mesmo que nos séculos passados devastaram nações e provocaram inúmeros genocídios em nome dá fé. Matinho Lutero quem os diga!

Antes de levantar indignação sobre assuntos que são vistos por eles apenas pelo lado de cunho sexual ou herético, deveriam apreciar um novo ponto de vista de um assunto inesgotável que é vida de Jesus.

Para quem é religioso é está livre da culpa é uma boa pedida…

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_Christ_Superstar

Anúncios

Sobre ocarachato

Meus vizinhos sao quatro Esquilos, uma Rapoza de cauda branca e os tres gatos que me visitaram desde o primeiro dia na nova casa... Vejo o mundo de uma forma desconfiado sempre questionando o obvio... O Obvio e mais complexo do que o complexo! Ah, nao sei! Pergunta que ti digo...

Um pensamento sobre “Jesus Cristo Super”criticado”star no Brasil

  1. Bom texto. Melhor ficou quando estabeleceu “o não espaço para interferência” das produções culturais,em um Estado Laico, independente do que ou quem seja a parte que deseja interferir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s