O caso Fiat e a campanha #vemprarua

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O que era para ser uma música que emocionaria os brasileiros com o seu amor pelo futebol, acabou tomando caminhos contrários: a canção “Vem para Rua”, interpretada pelo vocalista Falcão do grupo O Rappa, tornou-se o principal lema dos protestos paulistanos, que já tomaram proporções nacionais.

A campanha da Fiat, que tinha apenas a pretensão de aproveitar a abertura da Copa das Confederações, tomou um choque; como estão dizendo por ai, o gigante acordou, e o brasileiro não quer mais saber só de futebol. Pelo menos, não agora.

A assessoria de imprensa da montadora já informou à mídia que a campanha estava prevista para finalizar neste momento e que não houve antecipação, além de expor que a campanha promocional vai continuar até as Olimpíadas de 2016, mas com outra trilha sonora.

Isso nos leva a crer que a Fiat conseguiu sair de uma situação desagradável com classe, afinal, nenhuma empresa internacional pode posicionar-se contra o governo ou o povo. Pelo menos, a empresa acabou financiando a canção que representa este momento histórico do país, e se um dia seu departamento de marketing achar relevante pode aproveitar esta oportunidade; só não pode demorar muito.

Por mais que a campanha tenha sido breve, os publicitários, compositores e músicos envolvidos na produção podem se orgulhar: eles construíram os primeiros passos para a mudança do Brasil. Quer melhor portfólio que esse?

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Por Gabriela Araújo

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11 pensamentos sobre “O caso Fiat e a campanha #vemprarua

  1. Olha meu caro, só se mobilizou você. Por que a própria fiat disse que não queria ligação com o movimento em matéria publicada pelo Blue Bus. O Falcão não quis comentar a música.. E o movimento surgiu da internet e do Passe Livre. Se vc ta indo pra rua pela Fiat tem algo errado aí..

    • Olá Stella, ninguém disse que a campanha da Fiat mobilizou alguém, apenas que o mote “vem para rua”, e a música composta para a campanha deles virou o tema dos protestos, de maneira indireta e popular. A Fiat e o Falcão não quiseram comentar nada na mídia pois, como dito no post, não quiseram se posicionar contra ou a favor, já que não era a intenção deles que o material de campanha fosse vinculado aos protestos. Ninguém, pelo o que eu saiba, está indo na rua pela Fiat – mas o mote é originalmente deles 😉

    • Klaus, as manifestações podem ter se iniciado em fevereiro em Porto Alegre, mas a campanha “Vem pra rua” da Fiat só foi vinculada ao protesto após as manifestações paulistanas, que é o tema do post 😉 vlw a dica!

  2. “Por mais que a campanha tenha sido breve, os publicitários, compositores e músicos envolvidos na produção podem se orgulhar: eles construíram o primeiro passo para a mudança do Brasil.”
    Quem construiu o primeiro passo foram as pessoas que organizaram as manifestações! A música não levou ninguém a sair nas ruas. Foi mera coincidência a letra bater com esse momento político do país, mas se fosse uma musiquinha da moda qualquer que também funcionasse – seja funk ou propaganda de brinquedo infantil – seria utilizada. Não desvie o foco, de parabéns pela mudança do Brasil está quem sai na rua, não o (bom) publicitário que fez o seu trabalho sem qualquer consciência política.

    • Sophia, acho que algumas pessoas estão entrando no blog esperando matérias sobre o protesto e não estão entendendo o objetivo deste post especifico, que é fazer um link de um momento politico e publicitário do Brasil. Posteriormente podem haver textos com foco político, mas o desse caso é apenas publicitário, que não diz em nenhum momento que as pessoas saíram a rua por uma música, mas sim que ela foi escolhida como mote do protesto (e quem é publicitário sabe que a identidade dá força a qualquer projeto). Já o último paragrafo reforça o orgulho que os publicitários e compositores devem estar sentindo de seu trabalho tomar essa proporção, não desmerecendo quem está nas ruas – mesmo porque o foco do post não é político, e sim publicitário, Obrigada!

  3. Pingback: #vemprarua, Fiat! Posicionamentos de marca diante de crises políticas : Portal SAC 2.0

  4. Pingback: #VEMPRARUA, FIAT! POSICIONAMENTOS DE MARCA DIANTE DE CRISES POLÍTICAS | SAC 2.0

  5. Já a Fiat, em comunicado oficial, informou que elaborou a campanha “Vem pra rua” com foco único e exclusivo na alegria e paixão que o futebol desperta nos brasileiros e que ela se insere em uma ampla plataforma de comunicação para celebrar os muitos momentos esportivos que o Brasil vive no presente e nos próximos anos, até 2016.” Ainda de acordo com a empresa, a veiculação da campanha está programada para até o dia 22 de junho, sábado, conforme previsto originalmente.

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