Caxirola: a vuvuzela brasileira (Oi?)

Me lembro bem da Copa das Confederações e da Copa do Mundo na África do Sul: cada vez que começava um jogo eu tinha a impressão de estar no meio de um enxame de gafanhotos. Mas tudo bem, a tal da vuvuzela era tradição do outro lado do Atlântico então se tornava até bacana – já que representava algo da cultura local.

Daí o Brasil (aaaai Brasil!) lança a Caxirola (oi?), o instrumento musical, criado por Carlinhos Brown e licenciado pela Fifa para ser o o som oficial dos jogos por aqui.

O instrumento foi inspirado no caxixi e lembra um chocalho que, segundo Brown, possui um som doce e representa o nosso país.

Barulhos insuportáveis a parte, o aparelho parece ter agrado o público que foi assistir ao jogo entre o Bahia e o Vitória, domingo. Aliás, os torcedores descobriram até uma nova função para as Caxirolas, arremessando-as no campo enquanto o Bahia perdia (imagina na Copa!)

Eu não quero desacreditar no sucesso do Brasil, dentro e fora de campo, neste grande evento mundial. Mas a opinião do jornalista Juca Kfouri sobre este lançamento, já nos faz criar a nossa própria opinião sobre isso tudo.

A vuvuzela foi um porre na Copa passada, mas era uma tradição na África do Sul. A caxirola é uma invenção bizarra, um plágio do caxixi, o chocalho de palha que complementa o berimbau. A presidenta endossa um troço que custará R$ 20, produzida por uma empresa norte-americana associada a Brown… Ou seja: vão introduzir uma barulheira não usual em nossos estádios. E ganhar muito dinheiro. (Juca Kfouri)

carlinhoscaxirolaanacarolinaaraujoespterra torcidacaxirolafestaromildodejesusal@_hrdias

Anúncios

Sobre Helinho Dias

Publicitário não compreendido pela cidade do interior na qual (sobre)vive. Sigam @_hrdias

Um pensamento sobre “Caxirola: a vuvuzela brasileira (Oi?)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s