DICA DA SEMANA: “A Outra História Americana” (1998), com Edward Norton

Trata-se de um filme difícil, pesado, mas com um ritmo ideal para seu tema: Racismo, discriminação ou crime de ódio.

A Outra História Americana 1

O longa “A Outra História Americana” (American History X, para os íntimos) conta a história dos irmãos Danny (Edward Furlong), o mais novo e que se espelha completamente no irmão mais velho Derek, vivido por Edward Norton.

Derek é o líder de uma gangue neonazista de ideologias racistas (também conhecida como “Skinheads”), que prega o ódio por negros, judeus e imigrantes no bairro de maioria branca ariana Venice Beach (Praia de Veneza, em português), em Los Angeles, Califórnia.

Eles perderam precocemente o pai, um bombeiro, assassinado enquanto apagava um incêndio em um bairro de maioria negra, quando Derek era muito jovem. Movido pelo ódio, Edward Norton imputa em seu personagem um processo de desumanização assustador, culminando no assassinato de dois ladrões negros de uma gangue rival tentando roubar seu carro, em frente sua casa. Derek, com uma frieza e crueldade impressionantes, descarrega suas balas e seu ódio exalante sobre aqueles delinquentes.

A Outra História Americana 2

Após sair da prisão, três anos mais tarde, Derek tenta reconstruir sua vida e de sua família, renovado pelos acontecimentos na cadeia.

Mas não será fácil se desvencilhar do legado que ele mesmo construiu no passado, aliado ao ódio que agora é alimentado por seu irmão mais novo, Danny, que segue os passos de Derek e perde subitamente a referência.

O filme apresenta cenas profundas e memoráveis do período de prisão cumprido por Derek; das brigas familiares causadas pelo problema do ódio; e das práticas dos Skinheads na região.

A Outra História Americana 3

A atuação de Norton lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator em 1999 (perdeu para Roberto Benigni, de “A vida é bela”), e é sem dúvida uma das grandes atuações de sua carreira. Vale a pena conferir!

recomendado2

 

FICHA TÉCNICA

Título Original: American History X
Ano: 1998
Diretor: Tony Kaye
Elenco: Edward Norton, Edward Furlong, Fairuza Balk, Beverly D’Angelo
Produção: John Morrissey
Roteiro: David McKenna
Fotografia: Tony Kaye
Trilha Sonora: Anne Dudley
Duração: 118 min
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidor brasileiro: Warner Home Video (Brazil)
Produção: New Line Cinema / The Turman-Morrissey Company

 

@LeFernandes1

Anúncios

Sobre Lê Fernandes

Paulista, cantor (de festa de família), filósofo (de araque) e publicitário (de formação). Jogo FIFA e Pro Evolution Soccer (sim, é possível!), além de meter o bedelho em temas esportivos, musicais e, é claro, cinematográficos. Acredito que o diálogo é a chave para os problemas do mundo, e não costumo esperar aniversário ou velório para falar da importância que o felizardo, ou o defunto, têm na minha vida.

Um pensamento sobre “DICA DA SEMANA: “A Outra História Americana” (1998), com Edward Norton

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s