O que esperar do Festival de Cannes.

Todos os anos, os olhos e a atenção de cinéfilos do mundo inteiro se voltam para a Croisette, para ver o que de mais vanguardista o cinema está produzindo.

O mais tradicional e famoso festival de cinema divulgou na última semana, a lista de filmes selecionados para a exibição nesta edição.

Em 2013, a presidência do festival fica a cargo de Steven Spielberg. Coincidência ou não, a seleção está cheia de diretores americanos. O Brasil, que sempre foi muito bem recebido por lá,  não emplacou nenhum filme na seleção oficial.

Cannes-2013

Nos últimos anos, o festival tem influenciado cada vez mais o Oscar. Foi em Cannes, por exemplo, que ano passado o mundo começou a cair aos pés de Michael Haneke e Emanuelle Riva por “Amour”, que acabou conquistando 5 indicações ao Oscar 2013.

A gente vai ter que esperar para saber qual será o Amour deste ano, mas aqui estão algumas boas apostas. Nesta lista a gente decidiu não incluir o filme de abertura do festival, ” O Grande Gatsby”, que já foi assunto aqui.

Only God Forgives

Depois de deixar crítica e público enlouquecidos em “Drive”, Nicolas Widing Refn volta a trabalhar com Ryan Gosling em mais um thriller ultra violento. Troque Los Angeles por Bangkok, o motorista por um traficante  e você terá um plano de fundo para “Only Good Forgives”. Violência com altas doses de estilo vem por aí.

The Bling Ring 

Quando foi anunciado que Sofia Coppola iria trabalhar com Emma Watson em um filme sobre uma gangue de adolescentes ricas que roubaram a casas de celebridades em Los Angeles, uma onda de frenesi atingiu os fãs da atriz e da diretora. No que o filme vai dar a gente ainda não sabe, mas o teaser dele já rendeu um dos melhores gifs de 2013.

Inside Llewyn Davis

Quando se fala dos irmãos Coen (Onde os fracos não têm vez), a gente nunca sabe o que esperar. Por enquanto, o que sabemos é que em “Inside Llewyn Davis” teremos um musical que mostra a cena folk de Nova York nos anos 1960. No elenco, Carey Mulligan (O Grande Gatsby) e Justin Timberlake (A Rede Social).

insidellewyndavis

Le Passé

Depois de deixar o público sem fôlego, e provar que cinema iraniano poderia ser apreciado por grandes plateias, o diretor Asgar Farhadi (A Separação) volta com “Le Passé, um drama romântico passado em Paris. No elenco. Berenice Bejo ( “O Artista”, outro filme que iniciou a carreira no Festival de Cannes).

lepasse

Behind the Candelabra

Mas talvez a maior surpresa do festival fique por conta de “Behind the Candelabra”. Não por trazer Michael Douglas e Matt Damon como um excêntrico casal, ou por ser o último filme de Steve Soderbergh. Mas por que o filme é na verdade uma produção televisiva feita pela HBO. Isso mostra como o nível a produção televisiva americana está alta.

Confira o trailer

O Festival de Cannes acontece entre 15 e 26 de maio.

Lucas Vilaça

@lucas_villaca

fonte: Hollywoodianas

Anúncios

Sobre L. S. Vilaça

Moleque maroto, redator publicitário, risonho e límpido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s