As fotografias brasileiras mais famosas

Para quem insiste em dizer que no Brasil não tem fotógrafos de qualidade, ai vai uma lista com as dez melhores fotos brasileiras de todos os tempos.

1- Coração do rei

pele

A lendária foto do “coração” do Pelé. Fotografia feita em 30 de setembro de 1970, durante o jogo Brasil 2 x México 1, no estádio do Maracanã, Rio de Janeiro. Há quem diga que a foto foi montada, mas, em 1970 era muittoooo difícil fazer isso neh… vamos combinar. Fotografia: Luiz Paulo Machado.

2- Piscada do Airton Senna

A-piscada-de-Ayrton-Senna1

Evandro Teixeira capturou o momento exato que Airton piscava para a equipe, sinalizando que estava pronto para correr. Fotografia tirada em 26 de março de 1989.

3- Serra Pelada

Serra-Pelada-gold-mine1

Conhecido por seus maravilhosos trabalhos em preto e branco Sebastião Salgado, registrou essa cena da mina de ouro, onde vários homens escalam uma das paredes da mina.  Fotografia feita em abril de 1986, no garimpo de Serra Pelada, no sul do Estado do Pará.

4 — Garota de Ipanema

Garota-de-Ipanema

Dois anos após essa fotografia, Eneida Menezes Paes Pinto Pinheiro mais conhecida como Helô Pinheiro, foi imortalizada na música de Vinícius de Morais e Tom Jobim na canção ” Garto de Ipanema. Fotografia feita em março de em 1960 pelo fotógrafo francês Milan Alram, na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

5 — O suicídio de Vladimir Herzog 

Herzog

Mais uma das vítimas da ditadura militar, o jornalista Vladimir Herzog. A foto do seu “suicídio” tornou-se um símbolo do horror promovido pela ditadura militar. Anos mais tarde o fotógrafo Silvaldo Leung Vieira veio a público e confessou que a fotografia foi forjada e que Vladimir nunca havia se suicidado.

6 — Leila Diniz grávida

Leila-Diniz

Foto normal para os padrões morais de hoje, porém , na época que foi tirada ela virou pivô de discussões ferrenhas entre conservadores e liberais. Talvez por isso tenha ganhado um lugar nesta lista. Fotografia feita em 15 de agosto de 1971 na ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Fotografia: Joel Maia.

7 — Falcão comemorando o empate contra a Itália (1982)

falcao

Sabe aquela história da Seleção de 82, aquela que deveria ter ganhado a copa mais foi desclassificada… então. Não rendeu um título mundial, mas, o registro feito do J.B. Scalco ganhou o sétimo lugar aqui na nossa lista. Fotografia feita em 5 de julho de 1982, no estádio Sarriá, em Barcelona, Espanha. Paulo Roberto Falcão comemora o gol de empate contra a Itália, na Copa do Mundo de 1982. Infelizmente a alegria durou pouco…

8 — Janis Joplin no Rio

janis_joplin

Janis Joplin passou uns dias no Brasil com o fotógrafo Ricky Ferreira e o cantor Serguei (esse mesmo que você está pensando).  A fotografia feita em fevereiro de 1970, na cidade do Rio de Janeiro, registrou um momento de descontração da cantora. Fotografia: Ricky Ferreira.

9 — JK e a inauguração de Brasília

JK

A foto de Juscelino Kubitschek acenando com a cartola, ao subir rampa do Palácio do Planalto, acabou virando um dos símbolos da cidade.   Fotografia: Gervásio Baptista.

10 — Passeata dos Cem Mil 

Passeata-dos-cem-mil

Mais uma vez Evandro Teixiera deixa sua marca na lista, com essa foto feita em 26 de junho de 1968, na cidade do Rio de Janeiro, durante uma manifestação popular de protesto contra a ditadura militar, organizada pelo movimento estudantil. No tempo que os movimentos estudantis do Brasil, tinha uma razão de ser, e não eram considerados atos de vandalismo.

@FelicianoRika

Anúncios

Sobre ErikaCampos

Fotógrafa de natureza e apaixonada pro trekking.

7 pensamentos sobre “As fotografias brasileiras mais famosas

  1. Agora sabemos pq vc é pobre.

    Quais são suas referências para dizer que essas são as melhores fotografias brasileiras de todos os tempos, apenas o seu achismo?

    E quem é que diz por aí que “que no Brasil não tem fotógrafos de qualidade”? Sinceramente, nunca ouvi ninguém dizer isso. E, se disser, não tem o mínimo conhecimento para afirmar tal vergonha.

    Dá um Google aí, jovem. Sempre tivemos grandes fotógrafos e grandes imagens, em praticamente todos os segmentos – fotojornalismo, fotografia publicitária, editorial etc.

    O título desse post deveria ser “As melhores fotografias brasileiras de todos os tempos, segundo um leigo.”

    • Phill as fotografias na verdade são as mais famosas ( o erro já foi corrigido, obrigada pelo toque), e a fama delas é baseada em dados de busca e quantidade de publicações e exposições que foram feitas das mesmas… Quanto a nunca ter ouvido ninguem falar que o Brasil não tem fotógrafos de qualidade, EU já ouvi, e não foi só uma vez. O comentário pode ter vindo de pessoas leigas, com certeza, mas não deixa de existir só porque você nunca ouviu. O texto é a minha opinião sobre o assunto, são as minhas experiências, você pode concordar ou discordar.

      • Eu estava de extremo mau humor ontem à noite, rs, desculpe. Muito legal o blog, parabéns! Olha só como eu sou bipolar.

  2. rsrsrsrsr… sem problemas. Seu comentário ajudou a melhorar o post, consequentemente a qualidade do conteúdo gerado aqui. Obrigado por colaborar e por acompanhar o nosso trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s