Quem curtiu, curtiu. Quem não curtiu, não curte mais

36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é encerrada com exibição de clássico alemão na área externa do Auditório Ibirapuera

Por Luana Botelho

Durante os dias 19 de outubro e 01 de novembro de 2012, São Paulo viveu duas semanas de grande agitação cultural. Com cerca de 350 obras de mais de 60 países distribuídas em 28 espaços em toda capital – como cinemas, museus e instituições culturais –, o evento cinematográfico paulista mostrou porque está em sua 36ª edição.

Com uma seleção variada, o apanhado desse ano trouxe para as telas peças de natureza contemporânea, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas pelo mundo afora.

Para encerrar com chave de ouro, a Mostra exibiu gratuitamente a versão restaurada do clássico “Nosferatu – Uma sinfonia de terror” , adaptação não autorizada de Drácula de Bram Stoker, nascida pelas mãos do diretor F.W. Murnau, em 1922.

Expoente da escola expressionista alemã, a obra, que completou noventa anos de existência, contou, ainda, com acompanhamento musical ao vivo realizado pela Orquestra Petrobras Sinfônica e o coro Projeto X.

Apesar do frio e ameaça de chuva, os gramados do Auditório ficaram repletos do mais variado público – famílias com bebês e crianças se juntaram aos cinéfilos de carteirinha para presenciar um programa que, com certeza, mereceria um revival.

As cenas memoráveis do filme – como aquela em que Nosferatu se levanta do caixão – ganharam novos – e assombrosos – contornos com a bem executada trilha sonora sob regência do maestro alemão Pierre Oser.

Quem pode prestigiar essa sessão única – é apenas a segunda vez que a partitura criada por Osen é executada no mundo – de um dos maiores clássicos da história do cinema, levará a experiência por muitos e muitos anos. Para quem perdeu e se interessou, é possível assistir ao filme na íntegra no Youtube (http://www.youtube.com/movie?v=oohUl8WYOZA&feature=mv_sr)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s