50 tons de publicidade

Fenômeno mundial, 50 tons de cinza vem excitando conquistando milhões de mulheres e alguns homens curiosos.

Escrito por E. L. James, o livro conta a história de Anastasia Stelle, jovem virgem que conhece o empresário bilionário Christian Grey e, em pouco tempo, começam a viver um relacionamento complicado e embasado em um sadomasoquismo que deixa a protagonista perturbada: Grey exige que ela seja submissa a ele.

Não! Não precisa parar de ler esta postagem e pensar ‘o que isto tem a ver com publicidade?’. A questão é que propagandas em que a mulher foi vista como submissa ao homem e, supostamente, incentivaram a violência sexual, já causaram muita polêmica por aí.

Um recente caso foi a propaganda do homem invisível, da Nova Schin. No vídeo, um grupo de amigos imaginam que são invisíveis e correm atrás de mulheres na praia. Em um trecho, as mulheres são tocada nas costas, o que mais causou polêmica. Internautas consideraram a propaganda como machista e incentivo à cultura de estupro, surgindo até a hashtag #NovaSchinIncetivaEstupro.

Uma outra marca que foi traída por sua mídia on-line foi a de preservativos Prudence. Em formato de tabela calórica, o viral intitulado “Dieta do Sexo” dizia que tirar a roupa de uma mulher queima 10 calorias, enquanto fazer o mesmo sem o consentimento da parceira consome 190 calorias. A peça durou apenas três semanas no ar e foi criticada por milhares de internautas, que alegaram incentivo à violência sexual.

Quem também ficou ‘queimada’ foi a polícia inglesa quando divulgou uma campanha anti-estupro que não conquistou a interpretação ideal. A campanha teve um cartaz distribuído por bares e mostrava uma mulher divertindo-se em uma festa e logo em seguida caída no chão, em aparente sofrimento. “Não deixe uma noite cheia de promessas terminar em uma manhã cheia de arrependimento”, foi interpretado por muitos ingleses como as próprias mulheres, por beberem, serem as grandes culpadas pelo estupro.

Acho que é bom o Sr. Grey pensar bem antes de fazer qualquer propaganda para a Grey Enterprises Holdings INC com a sua ‘filosofia sexual’ e o mesmo teor das propagandas acima.

@_hrdias

Anúncios

Sobre Helinho Dias

Publicitário não compreendido pela cidade do interior na qual (sobre)vive. Sigam @_hrdias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s