O Brasil através do cinema

O olhar crítico de Guel Arraes

Por Luana Botelho

Guel Arraes

Filho de um importante político nordestino – cujo mandato foi cassado pela ditadura militar obrigando a família a se mudar para a Argélia – Arraes estudou na França e ali conheceu o cineasta Jean-Luc Godard com quem se envolveu profissionalmente.

De volta ao Brasil no início da década de 1980, trabalhou em diversos programas da Rede Globo e, desde então, tem sido considerado um importante produtor e diretor nacional.

A despeito da ampla variedade narrativa de Arraes, sua filmografia constantemente retoma, por meio do humor, um olhar extremamente crítico sobre seu país de origem, conferindo ao conjunto de sua obra uma projeção facilmente identificável. Política, corrupção, mídia, malandragem, trambique, jeitinho brasileiro, coronelismo e fé são alguns dos temas mais recorrentes.

Com uma linguagem de cunho humorístico e diálogos rápidos – que remetem à tradição repentista típica do nordeste – o diretor nos traz, de forma única, estereótipos de nós mesmos. O resgate do folclore e da cultura popular –  marca registrada sua – permite a fácil identificação do espectador com os personagens apresentados.

Cena do filme O Bem Amado (2010)

Seu olhar sobre nossas ambiguidades nos revela a verdadeira face do brasileiro: como um povo que foge a visão de mundo maniqueísta, passamos a ser representados pela dualidade dos personagens das histórias de Arraes. Em suas narrativas há tão somente anti-heróis que, no entanto, nos cativam e nos parecem adoráveis.

Isso se dá ao fato de que há profunda identificação com o imaginário folclórico-popular estabelecido nas obras do diretor e ao fato de que somos exatamente como eles: duais, contraditórios, humanos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s