Quilmes – 6 milhões de garrafas para construir casa

O artesão argentino Rubén ‘Tito‘ Ingenieri usou cerca de 6 milhões de garrafas para construir sua casa, uma oficina de arte e um farol.

Tito mora na cidade de Quilmes, a 20 minutos da principal cervejaria argentina. “Destes 6 milhões de garrafas, pelo menos 100 mil são de cerveja“, disse ele à BBC, citada pela Folha.

O artesão, que não consome bebidas alcoólicas, recolheu as garrafas durante 21 anos. Elas foram encontradas na rua e doadas por moradores ou pela prefeitura local.

Tito diz que sua casa é também um museu, tendo recebido delegações do Japão, da Holanda, da Noruega e do Canadá.

A casa está aberta à visitação pública, com entrada gratuita. O argentino afirma que, às vezes, 40 pessoas percorrem o local ao mesmo tempo.

Com pisos e escadas de madeira, a casa tem um quarto, uma sala de estar, uma sala de jantar, um banheiro e uma cozinha.

É uma casa como qualquer outra, mas com mais cores e iluminação graças aos tons das garrafas“, disse.

Durante os 21 anos em que recolheu as garrafas, Tito diz ter trabalhado 8 horas por dia nas construções à base de ferro, areia, cimento, madeira e cola, para prevenir a umidade. “Soldei cada detalhe destas obras. Estou satisfeito com o resultado“.

Tito é porteiro em uma escola na localidade de Bernal, a 25 minutos de Quilmes. Além da casa onde mora, ele construiu a oficina, onde ensina aos interessados o que aprendeu sozinho, e um farol de 12 metros de altura.

O artesão afirma que se mudará para o farol quando ele ficar pronto, em dois meses. “O farol também tem quarto e sala, mas com mais requinte que a casa-museu, porque é mais alto“, disse.

Nos planos de Tito, está a construção de uma sala de cinema para os moradores locais, dentro da casa. “Quero que muitos vejam que é possível fazer tudo isso sozinho. Com estas casas seria possível resolver problemas dos sem-teto e com criatividade“.

As imagens são do Clarín.com.

Fonte: CCSP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s