Marcas pegam carona no casamento real

Na sexta-feira 29, quando o príncipe William e a futura princesa Kate Middleton jurarem fidelidade e amor eterno, em cerimônia transmitida ao vivo para dois bilhões e meio de pessoas no mundo todo, prever a felicidade do casal será tarefa para cartomante e astrólogos. Em contrapartida, varejistas e marcas que apostaram no casamento real como um impulsionador de vendas já terão uma clara ideia do sucesso – ou fracasso – de suas estratégias.

Na lista das companhias que pegaram carona no evento matrimonial estão desde parceiros históricos da Família Real até fabricantes dos tradicionais canivetes suíços.

Nada mais inusitado, porém, do que os cereais matinais lançados pela Royal Breakfast em duas versões exclusivas: uma com a caricatura do Príncipe William na embalagem (Wills’ Royal O’s), e outra com a imagem da noiva Kate Middleton (Special Kate’s). As edições especiais tem apenas mil unidades, numeradas, à venda.

Fornecedora de bebidas para a Família Real desde 1863,a Schweppes lançou, no Reino Unido, edições temáticas e limitadas das embalagens de alguns de seus principais produtos para celebrar a união entre William e Kate. As “garrafas do Casamento Real”, como foram batizadas, foram apresentadas pelo marketing da empresa como o acompanhamento ideal para os piqueniques e reuniões entre amigos que assistirão juntos ao evento.

Já a Victorinox, a marca por trás dos mais famosos canivetes suíços, lançou uma ação baseada em uma tradição de seu país de origem. Na Suíça, recém-casados devem plantar um pinheiro no jardim do novo lar, como símbolo de fertilidade. Para honrar o costume, a grife plantará, ao longo da semana, cem árvores em Londres. Na quinta-feira 28 e no sábado 30, todo cliente que visitar a flagship da Victorinox na cidade ganhará sementes de pinheiro. A iniciativa é uma parceria com uma fundação independente, a Trees for Cities (Árvores para as Cidades), que receberá 10 mil libras como doação.

Grandes players do varejo também investiram alto para valorizar seções e linhas de produtos com apelo patriótico. Na loja online do Tesco, líder do setor no Reino Unido, alguns acessórios de decoração com cores e temas baseados nos símbolos britânicos – como a bandeira nacional – estão esgotados.

A demanda por artigos patrióticos cresceu também dentre os clientes da Waitrose. Porta-voz da empresa declarou que o volume das vendas online desses produtos foi o bastante para decorar por mais de 15 vezes o caminho entre a Westminster Abbey e o Palácio de Bukingham – trajeto que será percorrido pelos noivos.

Fonte: Meio e Mensagem

Eventos isolados são boas opções para ações sazonais, provocam auê e mídia instantânea.

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