Garnier hidrata sua presença no Brasil

A Garnier quer deixar de ser conhecida no Brasil apenas como uma fabricante de produtos para os cabelos e se transformar numa marca de beleza. Essa transição ganhou força no último mês de março com o lançamento da Garnier Body Nutri Intensivo 7 Dias, linha composta por cinco hidratantes para o corpo. A novidade ganha no próximo domingo (1/5) uma campanha criada pela Publicis cujo objetivo é fortalecer a presença do maior investimento da Garnier em 2011 junto às mulheres. “A campanha reforça o lançamento de um produto decisivo para fazer da Garnier uma marca de beleza em linha com a sua atuação na Europa”, diz Pedro Janowitzer, diretor de marketing de Garnier.
Veiculada em todo o Brasil, a campanha é composta por filme nas tevês aberta e fechada, além de anúncios em revistas e ações no meio digital. A estratégia conta ainda com a distribuição de mais de 3 milhões de amostras, divididas entre publicações e os pontos-de-venda da marca, que englobam as redes de farmácias, supermercados e perfumarias.
O filme explora a intensa emoção provocada no início de um romance para destacar o principal atributo do produto, que promete uma hidratação prolongada por até sete dias, benefício conseguido por meio do HidraFix®, ativo proveniente de probióticos encontrados no iogurte, que impede a perda excessiva de água.

As cenas iniciais mostram um homem, que esbarra no ombro de uma mulher. Eles se encontram novamente depois e é justamente a lembrança da sensação de maciez que reaproxima o casal. “A comunicação da marca trabalha os códigos valorizados pela categoria, como toque, sensações e plasticidade”, explica Janowitzer. O Garnier Body Nutri Intensivo 7 Dias pode ser encontrado em embalagens de 200 ml, por um preço médio de R$ 6,15, nas versões Manteiga de Karité (pele extra-seca), Mel (pele sensível), Aloe Vera (pele normal), Manga (pele seca), e Manteiga de Cacau (pele morena).
A campanha leva a assinatura “Cuide-se”, que marca a comunicação da Garnier, também para o setor de hidratantes. A meta da Garnier é estar ao lado de Natura e Nívea, formando o grupo dos três maiores players do mercado brasileiro de hidratantes, que movimenta aproximadamente 280 milhões de unidades ao ano. “A decisão de entrar nesse segmento foi absolutamente estratégica, pois o uso de hidratantes cresce em ritmo acelerado entre as brasileiras e ainda há muito a ser explorado, especialmente junto à Classe C, que nos últimos anos passou a ter maior acesso a esse tipo de produto”, explica o diretor de marketing da Garnier. Em oito anos, a penetração do hidratante cresceu 26% nos lares brasileiros, de acordo com pesquisas realizadas pela empresa.
Em busca da beleza completa
O processo de transformação da Garnier numa marca completa de beleza começou em 2008 com o lançamento do desodorante Bí-O. Até então, a empresa vendia somente produtos para cabelos, como os shampoos Fructis e as tinturas Nutrisse. Pertencente à francesa L´Oréal, a Garnier chegou ao Brasil em 1998 justamente com a linha de colorantes Nutrisse. Hoje, os cientistas da Garnier desenvolvem produtos em parceria com o laboratório da marca no Brasil, cuja sede é no Rio de Janeiro.
A linha Garnier Body Nutri Intensivo 7 Dias é um exemplo. “A fragrância e a textura, duas das características mais valorizadas pelas brasileiras, é resultado desse trabalho em conjunto. A fórmula foi adaptada conforme as necessidades e preferências da consumidora e ao clima do Brasil”, lembra Janowitzer. Segundo estudos da marca, 62% das mulheres buscam uma pele macia, 47% querem uma textura não grudenta, outras 47% esperam ficar com uma pele hidratada e 42% dão preferência ao perfume ao comprar um hidratante.

Fonte: Meio e mensagem

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